quinta-feira, 11 de junho de 2009

“Palavras e penas, o vento as leva”

Desde que vi o filme, Doubt (2008), tive vontade de postar sobre uma cena que me chamou atenção. Na verdade, pouco vou escrever sobre o filme, o que eu quero é transcrever uma cena dele. A cena se passa em um sermão que o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) ministra em sua paróquia, após uma conversa com as irmãs Aloysius Beauvier (Meryl Streep) e James (Amy Adams). Estas últimas, em especial, a irmã Aloysius Beauvier está acusando o padre Flynn de ter cometido o crime de pedofilia contra um dos seus "coroinhas", no entanto, ela possui apenas a convicção, nada de provas, evidências ou testemunhas. A passagem a seguir, nos convida a sermos mais cautelosos com aquilo que falamos a respeito dos outros, pois como diz o título do post, "Palavras e penas, o vento as leva" e depois fica difícil juntá-las.

Agora, segue a transcrição:

"Uma mulher fofocou sobre um homem que não conhecia. Sei que nenhum de vocês faz isto. Certa noite, ela teve um sonho. Uma mão surgiu sobre ela e apontou em sua direção. Ela foi tomada por um sentimento de culpa. No dia seguinte, ela foi se confessar. Procurou um velho padre, o Padre O'Rourke, e ela contou-lhe tudo. "Fofocar é um pecado?”Ela perguntou ao velho padre. Era a Mão de Deus me apontando? Devo pedir seu perdão? Padre, diga-me, fiz algo errado?" Sim. Respondeu-lhe o Padre O'Rourke. Sim, mulher ignorante e mal educada! Criou falso juízo contra seu próximo. “Você foi irresponsável com a reputação dele, e deveria estar realmente envergonhada." A mulher disse estar arrependida e pediu o seu perdão. "Não tão rápido", disse O'Rourke. "Vá para casa, pegue um travesseiro e leve ao telhado, corte com uma faca, e volte aqui!" A mulher foi, pegou o travesseiro, e uma faca na gaveta, subiu ao telhado, e cortou o travesseiro. E então voltou ao velho padre como combinado. "Você cortou o travesseiro com a faca?" Ele perguntou. - Sim, Padre. - E o que aconteceu? As penas voaram, ela disse. As penas voaram? Ele repetiu. Todas as penas, Padre. Agora quero que você volte e junte até a última pena que o vento levou. Bem, ela disse, eu não posso fazer isso. Não sei para onde foram. O vento levou todas. "E isso”, disse o Padre O'Rourke, “é falar da vida alheia!” Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém".

2 comentários:

Mai Melo disse...

Se Jesus tivesse sido tão claro quanto esse padre, o mundo seria outro. E dúvida é um filme massa, mas não achei tudo isso que se falou por aí não.

Santiago. disse...

Já eu acredito que o que falaram sobre o Jesus histórico é claro, o problema são os interlocutores, ou seja, aqueles que querem ganhar em cima da sua suposta santidade.

Com relação ao filme, concordo contigo, de fato é um bom filme, tudo é muito bem articulado pra que ele desse certo - fotografia, frases de efeito, ambientação, iluminação, os atores, a direção, o tema - mas nada disso é capaz de torná-lo um épico.

Abraço.