terça-feira, 7 de abril de 2009

Rá-Tim-Bum!

Hoje, a capa do Caderno C (Jornal do Commercio) versou sobre o livro que o ex-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, lançou esses dias sobre a TV Cultura, cujo título é Uma história da TV Cultura. Entre as coisas interessantes da reportagem, o que mais me chamou atenção foi a transcrição de um trechinho do livro, falando sobre a origem — que pouca gente conhece — do nome do programa Castelo Rá-Tim-Bum, há anos produzido pela emissora.

"Quem deu o nome foi o Edu Lobo. Nós fomos almoçar, o Fernando Meirelles foi o diretor do Rá-Tim-Bum, e nós fomos no almoço onde estávamos o Edu Lobo, acho que a Célia Marques, o Fernando e eu. E a gente contando para eles que a festa mais importante na vida da criança (...) é o dia do seu aniversário. É aquilo que ela espera o ano inteiro, o grande momento da festa, o cantar parabéns é um dos pontos altos da vida da criança. E a gente estava sem o nome do programa, aí o Edu Lobo falou: 'A, o momento do parabéns, então por que não 'Rá-Tim-Bum'?'; então ele deu o nome por causo do 'É pique, é pique... Rá-Tim-Bum'"

Célia Regina Ferreira Santos, produtora do Rá-Tim-Bum.
Que criança da década de 1990 não assistiu, ao menos uma vez, ao Castelo Rá-tim-bum? Mesmo sendo considerado um dos melhores programas da televisão brasileira destinado ao público infanto-juvenil, confesso que não era muito fã das aventuras de Nino; impossível, contudo, é não reconhecer o caráter pedagógico dessa série.
Bum, Bum, Bum, Castelo Rá-Tim-Bum!

3 comentários:

Lorraine disse...

voltando a velha redundância de que não se fazem programas como antigamente, mas de fato faz tempo que não vejo algo como os velhos programas infatojuvenis da cultura o ra-tim-bum era apenas uma parte quem não lembra do X-tudo ou o mundo de beckman... enfim bons tempos , boas lembranças!

:*

Rite disse...

Meu programa infantil preferido até hoje. Tenho planos de comprar todas as temporadas para o meu filho... Err...

Dio disse...

Os jargões do programa ainda persistem em aparecer no meu vocabulário. Quem não ouve alguém falando "Que som é esse?" e deixa escapar um "Passarinho! Que som é eeeesseee?" ou responde a um "Porque sim" com o "Por que sim... não é resposta!" de Marcelo Tas? É legal lembrar de O Mundo de Beakman e Tim Tim também eram ótimos, mas há de se dar mais mérito ao Castelo, mais abrangente e, principalmente, nosso. Brasileiro. :)

Abraços,
Diogo.