sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Só no sapatinho (parte 2)


Há pouco mais de um mês, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi tornava-se conhecido no mundo inteiro através do ato, símbolo árabe de ofensa grave (atirar solas de sapatos), que cometeu com o então presidente George W. Bush. Esta semana, seu gesto foi imortalizado com uma estátua, esculpida pelo artista iraquiano Laith al-Ameri, em Tikrit, a aproximadamente 180km de Bagdá, capital do Iraque.
A escultura representa - em bronze e com 3 metros de altura - o sapato utilizado pelo jornalista e faz parte do jardim de uma fundação iraquiana de apoio a crianças que tiveram seus pais mortos em decorrência da invasão norte-americana, em 2003. Shaha al-Juburi, fundador da organização, garante que a escultura não tem qualquer ligação com entidades políticas.
Sem a finalidade de encorajar atos semelhantes, vale ressaltar que, desde o dia em que atirou os sapatos no ex-presidente Bush, o jornalista está preso e seus parentes temem represália.

FOTO: JC (30/01/2009)

2 comentários:

Dio disse...

Acima de qualquer brincadeira, é importante que a tal fundação receba a obra do artista que, com bom humor, sacramentou um gesto que representa quão negativamente marcado Bush ficou na história iraquiana. A sapatada não é só motivo de joguinho, é motivo de registro, é história.

Abraços,
Diogo.

Girabela disse...

Isso é verdade, História com H maiúsculo.

Abraços,
Gabriela.