sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

De Joann Sfar para Saint-Exupéry


Antoine de Saint-Exupéry dispensa qualquer apresentação. O autor de O Pequeno Príncipe já teve todo o reconhecimento possível através da sua grande obra, traduzida da língua francesa para mais de 160 idiomas e dialetos, sendo o livro francês mais lido no mundo.

Publicado há mais de sessenta anos, nos Estados Unidos — por ocasião da lastimável Segunda Guerra Mundial — O Pequeno Príncipe ainda provoca emoção nos jovens e adultos que o lêem.

Tendo aprendido com o livro do aviador coisas sobre a morte e a aquarela, Joann Sfar — considerado um dos mais talentosos quadrinistas da nova geração franco-belga — publicou, no último dia 15, no Brasil, uma adaptação em quadrinhos do livro que já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo.

Segundo a crítica, não se trata de uma versão fiel ao clássico infantil e é exatamente nisso que consiste sua beleza. O livro de Sfar já foi eleito pela revista francesa Lire a melhor História em Quadrinhos do ano. Um grande presente a Saint-Exupéry no 65º aniversário de publicação de O Pequeno Príncipe.

Nesse último Natal, eu que tive a honra de ser presenteada com toda a singeleza deste clássico que não canso de ler. A adaptação em quadrinhos, pelo que já pude conferir, foi detalhadamente produzida e o resultado parece muito bom. Certificarei-me disso depois da agradável leitura que farei assim que puder.

Obrigada, Papai Noel.

3 comentários:

gianni paula de melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gianni paula de melo disse...

tô em uma fase bem quadrinhos, sabe? li persépolis em um dia, comprei um do macanudo. vi esse na livraria, essa semana, e fiquei babando! :~

Dio disse...

Não conhecia Sfar, só de nome, mas pelo que vi, o traço dele é muito interessante. O príncipe ficou simplesmente genial, e ainda tem um tom alienígena nele. O diálogo inicial com a cobra que ele mesmo criou é uma ótima inovação, e as interpretações que pude conferir batem muito bem com o que acho do livro de Exupéry. Maravilhoso quadrinho! Quero ler depois! :)))

Abraços,
Diogo.