domingo, 5 de outubro de 2008

Mito

Resposta referente à quinta questão (relacionar o filme Matrix ao Mito da Caverna de Platão) da prova de Filosofia, realizada em 03/10/2008:
O Mito da Caverna de Platão trata-se de uma alegoria para explicar a sociedade. Segundo Platão, a realidade expressa-se do lado de fora da caverna, sendo o Mundo das Idéias. Na visão platônica, todos tiveram acesso a tal mundo, mas após banhar-se no Rio do Esquecimento, as pessoas esqueceram-se de muitas das coisas, algumas mais e outras menos, passando a viverem no Mundo das Sombras, ou seja, a caverna. As sombras dispostas na caverna seriam não mais a realidade, mas a sua cópia.

No filme Matrix, as sombras da caverna foram substituídas pela matriz, sendo ela, portanto, a própria caverna a qual habitamos. Quando é dado a Neo a possibilidade de escolha entre duas pílulas, a azul e a vermelha, pode-se interpretar que a ele está sendo feita a seguinte pergunta, se compararmos com o mito platônico: Você quer sair da caverna (pílula vermelha), para conhecer a realidade, ou quer permanecer na caverna (pílula azul), para continuar no Mundo das Sombras?

A partir da analogia entre o mito e o filme, podemos entender que com as formas de controle social, as ideologias — idéias que o senso comum incorporou — produziram uma espécie de “cegueira” nos indivíduos. Assim, a alienação, propiciada por formas de controle, produziu ideologias na sociedade que a faz acreditar e perceber coisas que nem sempre condizem com a realidade. Dessa forma, enquanto seres humanos, nós ficamos de olhos abertos, mas não enxergamos, pois estamos cegos, sem perceber a verdadeira realidade. Para ilustrar esse raciocínio, o livro Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago, revela-se uma grande explicação.

* Leia-se Matrix como Matrix 1.
* Houve adaptações no texto para o melhor entendimento do leitor.

Nenhum comentário: