terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Político - Chico Buarque



O álbum O Político foi lançado no ano de 1991, pela Universal Music, como parte da coleção Chico 50 anos, a qual compunha ainda os seguintes títulos: O Malandro (1991), O Trovador (1991), O Cronista (1999) e O Amante (2000).

Congregando as principais músicas de protesto feitas por Chico Buarque, o álbum traz grande alusão aos momentos da ditadura militar brasileira, visivelmente perceptível na música Meu Caro Amigo, que consistia numa carta ao seu amigo exilado, Augusto Boal, além de exprimir o desabafo do povo, notório em Deus Lhe Pague, ambas alusões atemporais, conforme comenta o crítico Tárik de Souza no próprio encarte do cd:
"Toureou a Censura através de metáforas e imprimiu uma linguagem cifrada que não tirou a beleza de suas músicas nem reduziu seu trabalho à mera fabricação de panfletos de vida curta."
Canções aparentemente passionais, na visão de um olhar ingênuo, ganham caráter de protesto para quem sofria com as arbitrariedades dos "Anos de Chumbo". O sofrimento de Zuzu Angel à procura do corpo do seu filho, seria tema da música Angélica, denotando a angústia de tantas outras mães daquele Brasil.

As músicas relembram uma época que a Anistia Geral e Irrestrita tentou esconder; ainda hoje, entretanto, tal contexto histórico continua latente na lembrança de quem viveu e na atualidade de quem ouve as imortais canções de O Político, trazendo à tona um passado que queremos, porém não devemos esquecer.


*Créditos a Diogo, que me presenteou com o CD.

10 comentários:

Santiago. disse...

“(...) trazendo à tona um passado que queremos (...)"??? Há algum problema na frase anterior, não?

Em relação ao cd, ele realmente é bem interessante, tal como o próprio Chico Buarque. No mais, só é preciso ter cuidado para não cair numa adoração desenfreada pelo artista. Com relação às pessoas exiladas pela ditadura temos que reconhecer o que um Estado de exceção proporciona. E o que deveria ser feito era uma "caça as bruxas" (coisa que até hoje acontece na Alemanha pós-nazismo) no intuito, de mostrar o fim das pessoas que restringem direitos fundamentais a livre cidadania. Ou seja, NÃO a mistificação dos ex-exilados!

abraço.

Santiago. disse...

*caça às bruxas

Raquel Lasalvia disse...

=]
Tá uma coisa que eu nunca entendi... por que "Gota d'água" ficou nesse cd?
Diferentemente, do colega acima, é difícil adorar, racionalmente, Chico Buarque. Ainda mais, por suas 'identidades' amante, cronista e malandro serem minhas favoritas.

Muito bom texto, Gabi.

Santiago. disse...

em relação a presença da música "Gota d'água" no cd "Político", acho q tentar encontrar uma explicação para este fato é uma tautologia. Para mim é evidente o motivo pelo qual ela se encontra nesse cd. Claro q isso depende da interpretração q o ouvinte faz da música. Para mim ela se enquadra perfeitamente no "conjunto da obra".

com relação ao segundo comentário da raquel (permita-me q eu lhe chame apenas pelo 1º nome), acho q aconteceu um equívoco na compreensão do q escrevi. E acho q deve estar faltando algum conectivo no trecho a seguir para q faça sentido. "Diferentemente, do colega acima, é difícil adorar, racionalmente, Chico Buarque. Ainda mais, por suas 'identidades' amante, cronista e malandro serem minhas favoritas."

abraço.

Girabela disse...

"E o que deveria ser feito era uma 'caça as bruxas' (coisa que até hoje acontece na Alemanha pós-nazismo) no intuito, de mostrar o fim das pessoas que restringem direitos fundamentais a livre cidadania. Ou seja, NÃO a mistificação dos ex-exilados!" (Rodrigo)

Concordo, Rodrigo. Inclusive essa discussão foi latente no post sobre Ziraldo (vide: http://maonoteto.blogspot.com/2008/08/zizizizizizizizi.html)

Raquel, eu acho coerente a presença de "Gota d'água" no CD, por que estranhas? E obrigada pelo elogio ^^

Santiago. disse...

ohh Gabriela, vc qr dizr latente ou manifesta? Acho q vc quiz dizr manifesta.. tipo, algo q foi fortemente discutido.

Me responde a parada do meu primeiro comentário. "“(...) trazendo à tona um passado que queremos (...)"??? Há algum problema na frase anterior, não?" ??

Dio disse...

Rodrigo, tás trabalhando na Consultexto, é?

1. Latente deve ser no sentido de pulsante, de fervente, de quente.
2. Não falta conectivo nenhum na frase de Raquel, sobram vírgulas somente, e o que faltou foi ela incluir um "para mim", pois assim a frase tem não só sentido, como bom senso. :)
3. Repare que na frase trazendo à tona um passado que queremos, porém não devemos esquecer rola uma elipse. O verbo "esquecer" é suprimido depois de queremos, pois seria repetido, mais à frente, após devemos.

Sobre o disco, Gabi já tinha me mostrado músicas como Gota d'Água, Meu Caro Amigo e (principalmente), Acorda Amor, que estão no CD e eu desconhecia. Gosto muito de praticamente todas as músicas, e é inclusive nesse CD em que estão Construção e Samba de Orly, duas das minhas preferidas músicas de Chico. Quando o vi lá em Natal, e vi que a coletânea tinha edição limitada e preço bom, comprei sem arrependimentos. :)

Sobre os exilados, concordo que a mitificação de ex-exilados deva ser evitada. Mas não entendi o porquê de Rodrigo ter colocado isso aqui. Peço melhor explanação, Digão. ahsuehasea

Abraços,
Diogo.

Santiago. disse...

Oi Diogo, 1)latente tem mesmo esses significados?

2) na frase da raquel, para mim, ela está se contradizendo. "(...)é difícil adorar, racionalmente, Chico Buarque. Ainda mais, por suas 'identidades' amante(...) serem minhas favoritas". Afinal de contas, nos termos usados por ela, ela adora ou não? No 1º período parece q não, já no segundo parece que sim. E cm ela está se referindo a mim, e usando o "contrariamente" me parece q ela "adoraria". E ai?

3)é, em relação à Gabriela, sua explicação parece salutar. Mas, preferiria uma ordem mais clara dos termos (trazendo à tona um passado que queremos esquecer, porém não devemos). Para mim facilitaria!

E eu n trabalho lá n, mas cm me meto a comentar aqui no blog, gostaria de fazr comentários coerentes. Para isso, é preciso entender o que as pessoas estão querendo dizr. E vc, mais do que eu, sabe que cm estamos em meio escrito esse cuidado deve ser redobrado até para n ser injusto com as outras pessoas, e acabar falando besteira.

aaa, em relação aos exilados tem muita explicação n. coloquei pq geralmente qnd se fala sobre o período mencionado no texto as pessoas sempre vêem com essa história. cm um assunto leva ao outro (ditadura - tortura - exilados) acabei logo falando.

ok, DIOnísio?

abraço.

Dio disse...

Deixe de ser chiliquenta.
No mais, Raquel quis dizer que é difícil adorar RACIONALMENTE Chico, como você propunha. No caso, ela adora IRRACIONALMENTE. Ou seja, é tiete.

Abraços,
Diogo.

Girabela disse...

Rodrigoestácomsériosproblemasdeleitura.