terça-feira, 15 de julho de 2008

Política(gem)

A proximidade eleitoral já é notória nas ruas, cobertas por bandeirolas e fotos dos candidatos. Na programação da TV e do rádio, algumas conversas com prefeituráveis acontecem em clima de camaradagem, debates e diálogos mais eleitoreiros só surgirão a partir do Horário Eleitoral, com início em agosto.

Conforme sugere a reportagem do JC de hoje, as animosidades começam a ficar latentes. Na última sexta-feira (11), o polêmico Newton Carneiro (PRB), prefeito-candidato à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, já gerou balbúrdia ao, abertamente, pedir votos aos delegados do Orçamento Participativo em reunião. Paulo Rubem (PDT), deputado federal e candidato, pede investigação do caso à Polícia Federal, o também prefeiturável André Campos (PT) ainda não definiu ação.

(REPORTAGEM NA ÍNTEGRA)
Newton enfrenta ações do PT e PDT
Publicado em 15.07.2008

O pedetista Paulo Rubem pede à Justiça Eleitoral investigação sobre a reunião do prefeito-candidato com delegados do OP, quando Newton pediu votos. Já o petista André Campos está definindo a ação

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro (PRB), virou alvo na Justiça ap
ós pedir votos para a reeleição em um evento realizado pela prefeitura. O deputado federal e prefeiturável, Paulo Rubem (PDT), entrou ontem com um pedido de investigação eleitoral para verificar se houve ou não uso da máquina na reunião com delegados do Orçamento Participativo (OP), na última sexta-feira. Na ação, o parlamentar pede a impugnação da candidatura do prefeito, caso a infração seja comprovada. O deputado estadual e também prefeiturável André Campos (PT) anunciou que também vai acionar Newton, mas ainda não definiu o tipo da ação.

Além de querer a impugnação do prefeito-candidato, Paulo Rubem pede ainda a inegibilidade do secretário municipal de Cultura, Amaury Cândido. Na reunião do OP, ele pediu votos aos delegados. A ação foi protocolada na 147ª zona eleitoral. Newton e Amaury ainda não foram notificados.

A assessoria jurídica de André Campos informou que vai entrar na Justiça até amanhã, mas não quis dar mais detalhes. O petista adiantou que vai questionar o possível uso da máquina, mas não vai se ater aos ataques pessoais proferidos por Newton. “Só lamento que ele tenha se referido a uma pessoa que não pode mais responder, que é meu pai (Wilson Campos, já falecido)”, disse.

Na reunião com delegados do OP, num hotel, Newton pediu votos abertamente. “Vim aqui pedir votos e apoio de vocês nessa campanha”, disse. O prefeito também acusou André de “participar de uma quadrilha” e disse que a gestão de Carlos Wilson, irmão de André, na Infraero foi “corrupta” e que o pai deles deu início à “quadrilha” na década de 1970, quando presidiu o Bandepe.

FONTE: JC ONLINE

Newon Carneiro é famoso por medidas de caráter esdrúxulo (cemitério para bandido como proposta para o fim da violência - leia aqui) e acusações de improbidade administrativa, mantendo o eleitorado através de melhorias sociais que promoveu, em mandatos anteriores, na cidade, como construção de casas para população carente. O canditado declarou, há alguns dias, que não fará campanha, provavelmente apostando nos fiéis eleitores; a disputa, nesta eleição, com renomados candidatos (André Campos e Paulo Rubem), porém, parece ameaçar a continuidade de Newton na prefeitura.


*Créditos a Ana Gabriela López pelo fornecimento da reportagem em formato digital.

4 comentários:

Unknown disse...

Só para fazer a criança feliz.. vou falar rapidinho.

Época de eleições pode ser uma comédia, não tão engraçada porque é real e tal, e tal.. mas às vezes a gente tem que rir do ridículo para nao chorar com a situação na qual nos encontramos.
Faz tempo que eu li essa notícia, e depois de muito pesquisar, para dar a Dona Gabi uma data certa, descobri que foi dia 15 de janeiro que saiu no Jornal do Comércio.
A fim de angariar votos, um ex-pré-candidato (na época ele não era ex) aproveitou-se de uma situação desastrosa, que foi uma calamidade que aconteceu na Comunidade Beira-rio.
As fotos do sujeito jogando o dinheiro, e dos pobres coitados pulando no rio atrás desse dinheiro, me deixaram indignada.
Fiquei envergonhada e com medo. Vai que eu nao elejo alguém que faz isso rotineiramente, mas que não foi flagrado pela imprensa?

Isso há de ter fim, meu deusi.
:/

http://www.infojurisltda.com.br/home/Noticias.php?inc=detail&id=36205&over=

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dio disse...

Não acompanho Newton, mas por alto todos sabem como a figura é. Mesmo assim, a população, pelo que leio, não tá muito aí pra as loucuras dele não. Não me surpreenderá uma reeleição sem campanha. E também não me surpreenderá uma campanha-de-última-hora quando ele ver que o seu reinado está ameaçado.

Abraços,
Diogo.

Dio disse...

Não agüentou e foi pra rua, o salafrário!!!

Abraços,
Diogo.