quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Há controvérsias!

A edição (de aniversário) da revista Rolling Stones deste mês traz uma lista com as cem melhores músicas brasileiras. Surpreendi-me um pouco com o primeiríssimo lugar fisgado por Construção, de Chico Buarque e confesso que não esperava Anna Júlia (centésima posição), dos barbudos do Los Hermanos, na lista. Ao contrário do que se pode pensar com a notícia da minha surpresa, eu gosto bastante de Chico e, durante muito tempo, fui considerada uma "hermaníaca". Impressionei-me, contudo, por dois motivos: (1) não considero Construção a melhor música de Chico Buarque, tampouco a melhor do Brasil, e (2) dificilmente eu imaginaria em sã consciência que a canção que virou um tormento para a banda Los Hermanos figuraria numa lista assim. Contudo, não fiquei insatisfeita com o resultado. Zeca Camargo (sim, aquele do Fantástico), por outro lado, mostrou-se, em seu blog, bastante descontente com a relação proposta pela Rolling Stones. Para ele, as canções enumeradas na lista entram em completa incoerência com a linha editorial da revista, que segue uma postura mais "rock'n roll". Entendo a argumentação de Zeca, mas concordar com a lista dele é demais. Entre as trinta canções selecionadas, uma música de Kelly Key (!) na vigésima terceira posição: A loirinha, o playboy e o negão. A lista dele contempla algumas músicas realmente memoráveis Não quero dinheiro, Gita, Você não soube me amar, etc , mas também traz incoerência ou, até mesmo, loucura; afinal deixar qualquer canção de Marisa Monte, Chico Science e Caetanosó para citar alguns atrás de qualquer sucesso de Kelly Key soa como insanidade para mim. Julgamentos à parte, não tenho dúvidas de que qualquer lista ainda que seja realizada com a melhor das intenções comete injustiças e rende críticas. Talvez quem teve paciência de ler até aqui esteja esperando a MINHA lista; não a fiz, contudo, por um único motivo: preguiça de pensar nas centenas de milhares de músicas brasileiras boas para selecionar apenas algumas para um trabalhoso escalonamento. De qualquer forma, para não ficar a (falsa) impressão de que escrevi este post para falar mal de Zeca Camargo, devo encerrar dizendo que estou ouvindo, neste momento, uma canção que não deveria ficar de fora de nenhuma lista das melhores músicas brasileiras: Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Nenhum comentário: