domingo, 2 de agosto de 2009

Filmes que quero assistir

Na verdade trata-se de três filmes e um documentário. Dos filmes, um já foi lançado, e os outros dois, só no segundo semestre, enquanto que o documentário já não é mais novidade. Falo um pouco sobre eles a seguir.

Documentário:

1. Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência. Esse é um documentário elaborado a partir de uma montagem de uma série de entrevistas concedidas pelo músico ao Michael Azerrad.
Informações: Dizem que vendo esse filme muitas coisas sobre a vida do cara começam a fazer sentido. Até porque, é ele, falando dele mesmo! Para os modistas, nem se empolguem, o filme não traz imagens ou shows do Kurt Cobain. Como disse, o filme é uma coletânea de entrevistas, e as imagens são dos lugares citados pelo cantor, ou de paisagens aleatórias.
Direção: AJ Schnack
Nacionalidade: Estados Unidos (2006)

Filmes:

2. Control. Esse mostra a vida do cantor da extinta banda Joy Division, Ian Curtis.
Informações: O filme é em preto e branco e não tem nada a ver com essa história clichê de “sexo, drogas e rock’n’roll”. Quero só ver isso! No mais, tenta conectar a antiga banda “Joy Division” com a criação da banda “New Order”, formada após o término dessa primeira.
Direção: Anton Corbijn
Nacionalidade: Estados Unidos/Inglaterra (2007)
Prêmios: Em Cannes, entre outros prêmios, levou o de melhor filme europeu.

3. Los Abrazos Rotos. Esse não importa nem o enredo, basta saber que é um filme com a marca Almodóvar. Além disso, ainda tem no elenco minha sétima colocada, Penelópe Cruz. Isso basta! O filme estréia por aqui em 20/11/2009.
Informações: Já recebeu boas críticas dos especialistas. Mesmo que não tivesse sido recomendado, que se danem os especialistas!
Nacionalidade: Espanha

4. Paciente 67. Esse é o novo filme do Martin Scorsese. Espero que não seja algo estilo, “A Rocha”. Além disso, o filme é com o pupilo do diretor, Leonardo diCaprio. Mas vamos esperar para conferir. Pelo que li sobre o argumento do filme, ele envolve investigação e uma foragida de um hospital psiquiátrico, e sobre isso, Scorsese entende bem.
Informações: É esperar para ver. Está pelas telas brasileiras em 09/10/2009.
Nacionalidade: Estados Unidos

Se alguém que ler os post tiver alguma sugestão de filmes, documentários ou afins, pode ficar à vontade para indicá-los.

7 comentários:

gianni paula de melo disse...

Então quer dizer que documentário não é filme?

Santiago. disse...

Bom, eu não curso cinema, então, o que eu sei como leigo é que: tecnicamente há uma diferença entre esses dois estilos cinematográficos.
Nos documentários, os diretores estão preocupados, geralmente, em contar a trajetória de alguém, ou algum fato, a partir de análises reais. É por isso, que são documentários as projeções a seguir: Cartola, Vinícius, Kurt Cobain, Fahrenheit 11 de Setembro, Uma Verdade Inconveniente, apenas para citar alguns.
Por outro lado, os filme são produções audiovisuais que não estão necessariamente preocupadas com a "verdade" das informações. Aliás, quase sempre, se utilizam de elementos ficcionais para arrematar o enredo.
Agora, é claro, que entre os estudiosos da sétima arte há controvérsias entre os limites dessas duas idéias, mas isso ai, eu deixo para eles.

No mais, consegui assistir ao documentário sobre Kurt Cobain. Acho que a frase como ele se define "eu sempre achei que eu fosse um extraterrestre" explica muita coisa. Além de mostrar o conflito em que vivia por não ter tido uma família consistente, e como isso repercutiu na criação da sua própria filha, e no seu suicídio. Enfim, ESTÁ RECOMENDADO!

asadebaratatorta disse...

Opa, Digão!

Tenho uma sugestão: Harry Potter e sei lá o q.
heaiuhaeuiheaiuhae
lo

Ou, quem sabe, uma cervejinha (ou água com gás) no quiquiá.
Não tem comédia melhor.

Santiago. disse...

Sem dúvida Raphael, e no mais, vocês estão precisando fazer uma lavagem de roupa suja da viagem.

Assisti ao filme sobre Ian Curtis. Mesmo sendo bem reducionista, é possível, por isso, ter uma noção bem geral sobre a vida do cara. O melhor é ouvir as músicas das bandas e cantores que influenciaram o Ian. Entre elas, Sex Pistols, Lou Reed, David Bowie. Além da parte musical, ainda é citado o filme Apocalypse Now. É claro, que tudo isso só podia resultar em uma banda do porte da Joy Division. Também está RECOMENDADO!

Abraços

Santiago. disse...

Ahh, ainda esqueci da citação do New Order e Iggy Pop, onde minutos antes da cena do suicídio, o ator que representa Ian aparece com o LP "The Idiot" do último cantor.

Mai Melo disse...

Eu chorei com Control. :~
No mais, Rodrigo, já assistiu "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho? Acho que é legal pra balançar essa sua idéia de cisão de gêneros.
; )

Santiago. disse...

Oi Mai, fico feliz pela sua sugestão. Ainda não vi esse, assim que estreou fiquei de vê-lo, mas com o corre-corre da vida, acabei deixando para lá.
Mas vou criar vergonha, e vou dar uma olhada nele, e depois, comento algo por aqui.

Abraço!