terça-feira, 23 de junho de 2009

"Meu mundo [balão] caiu"

Desde que me entendo por gente, sempre que escutava Petrolina Juazeiro, de Luiz Gonzaga, eu pensava em Juazeiro do Norte, no Ceará. Hoje (sim, só hoje), sem nem sequer estar ouvindo a música, atinei-me para o fato de que ela remete - claramente - a outro Juazeiro, o município baiano, como a própria letra da canção sempre alertou e eu nunca percebi.

"Atravessava a ponte, ai que alegria, chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia"

A desconfiança (bastante tardia) sobre o meu equívoco começou quando, pensando na música, lembrei da grande referência que ela faz ao Rio São Francisco, que é divisor dos municípios que dão nome à canção. Assim, raciocinando geograficamente, percebi que tal rio não banha o Estado do Ceará e que o Juazeiro da melodia era outro.

"Na margem do São Francisco, nasceu a beleza"

2 comentários:

Jão disse...

Apoi alevanta

Mai Melo disse...

Gabi cabeça de melão, de cravo, de rosa, de manjericão.