quarta-feira, 25 de março de 2009

Arte em Lego

Criadas, na década de 1930, por uma pequena empresa de uma família dinamarquesa, as pecinhas de Lego popularizaram-se em todo o mundo a partir de 1950, quando começaram a ser produzidas em larga escala. Baseando-se no encaixe, o brinquedo chama atenção das crianças através das suas cores vibrantes e das infinitas possibilidades de brincadeiras que permite, sendo, portanto, um grande estímulo à criatividade.
Durante a minha infância, eu brinquei bastante de Lego com o meu irmão e o meu primo, construindo desde casas a naves espaciais. Um dia desses, eu atrevi-me a montar algumas coisinhas para relembrar a infância e foi muito divertido. As pecinhas de Lego são realmente uma diversão garantida e devem continuar presentes nas brincadeiras das próximas gerações.
Navegando na internet esta semana, achei algo bem engraçado: bonequinhos de Lego que simulavam fotografias consagradas como Behind the Gare Saint Lazare, de Henri Cartier-Bresson. Abaixo estão algumas reproduções (cliquem nelas para ampliar) dessas fotos que foram montadas por Mike Stimpson e foram disponibilizadas pelo site bf2brasil.
Reprodução de Behind the Gare Saint Lazare, de Cartier-Bresson.

6 comentários:

Peterson Uchoa Mayrinck disse...

eu acho que já tinha visto isso! =D
e mais: Lego me faz lembrar de "O Mundo de Sofia", já lesse?

Girabela disse...

Ainda não li não, mas já tá na fila.

Abraços,
Gabriela.

Mai Melo disse...

Eu não tenho nenhuma grande recordação de Lego em minha infância. Mas a brincadeira me trouxe pelas passagens depois de grande, em tardes dedicadas à ela com uma amiga que faz arquitetura.

Olha só, Gabi, já que você não leu O mundo de Sofia, talvez não tenha se dado conta. Entretanto, esse teu post tem tudo a ver com o anterior, feito por Rodrigo. Lembro que no livro, há uma associação entre as várias pedrinhas do Lego e às mudanças possíveis no mundo. Basta mudar uma pedrinha de lugar e tudo fica diferente. ;)

E a releitura das fotos famosas ficou mesmo supimpa!

Beijo, beijo, beijo.

Mai Melo disse...

*belas passagens

Girabela disse...

Sério? Que legal! Fiquei com mais vontade ainda de descobrir O Mundo de Sofia".

Abraços,
Gabriela.

Santiago. disse...

Vejam a "Escolha de Sofia". (Para mim é um dos nomes mais belos que há - Sofia)

;)