sexta-feira, 13 de março de 2009

Entre les Murs

Hoje estréia no Brasil um filme que eu quero muito assistir. Com roteiro baseado no livro homônimo - lançado em 2006 - do professor François Bégaudeau, que também é o protagonista da adaptação cinematográfica, o filme Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, França, 2008), ganhador da Palma de Ouro no último Festival de Cannes, narra as histórias desenvolvidas durante um ano letivo numa escola pública na periferia de Paris.

O filme do diretor Laurent Cantet acompanha as interações multi-étnicas entre um professor e seus alunos com idades entre 13 e 15 anos, que também são os mesmos jovens na vida real. Entre os estudantes há desde chineses a caribenhos num cenário europeu nada receptivo aos estrangeiros, trazendo para a tela a dramatização do inevitável "choque de culturas".

François, numa leitura mais perspicaz - segundo as críticas - pode ser visto com uma espécie de colonizador, quando com dedicação tenta fazer com que os estudantes incorporem o idioma francês. Tal interpretação observa esse processo como algo civilizador, pois impõe o idioma às diversas etnias.

A temática educacional, por si só, já me é bastante convidativa, somada ao elemento sócio-histórico-geográfico visível na sociedade atual, então, parece garantir um bom filme. Estou realmente ansiosa.


Serviço:
Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, França, 2008)
Horários: 17h40, 20h
Duração: 128 minutos
Local: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco

Nenhum comentário: