quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Geografia, aqui me tens de regresso

No fim de semana passado, eu estava indo para Tamandaré com a família do meu namorado. Ainda no caminho, enquanto meu namorado dormia, eu olhava admirada, pela janela do carro, a paisagem e, de repente, um insight.

Durante minhas tentativas de ingressar na UFPE, estudei com o neto de Manuel Correia de Andrade e descobri que Geografia é muito mais do que outros professores fizeram-me crer. Lembro-me que, enquanto eu assistia às aulas de João Correia, sentia algo como "cara, eu estou aprendendo uma coisa maravilhosa", sensação semelhante eu sentia ao assistir às aulas de Da Mata e Alves, ambos professores de História.

Voltando ao meu insight... Parece bem bacaca, mas enquanto eu observava as diferentes colorações de barro, senti vontade de descobrir o que permitia aquela diversidade. Além de desejar entender profundamente a formação de pedras e o desenvolvimento das "montanhas".

E o melhor mesmo é saber que Geografia não é apenas isso, que ainda há o vasto campo da Geografia Humana, cujo tema interessa-me bastante. Essa semana, inclusive, comprei o livro Formação Territorial e Econômica do Brasil, de Manuel Correia de Andrade, e já estou lendo.

Viva a Geografia!


Minha digressão poética ao refletir sobre o assunto:

Descobri que para ser feliz, você, muitas vezes, precisa frustrar as expectativas mil que puseram em você.

5 comentários:

Dio disse...

E o melhor é o link da desciclopédia! hahahaha

Mas vai firme, visse? Na torcida sempre!! :DDDD

Abraços,
Diogo.

Anônimo disse...

achava joão correia pedante.
mas ele era gatinho, aí eu paquerava mesmo pedante! :)

Santiago. disse...

ei gabi, pq tu n faz engenharia cartográfica? e diogo, nada de direito, chega fico tonto! haha

Girabela disse...

Odeio o Desciclopédia, coisa inútil.

Gi, não me recordo de achar ele pedante, mas lembro que eu achava ele bobão :P

Mané engenharia, Rodrigo, surtasse, foi?

Dio disse...

Desciclopédia é só para os fortes!

Abraços,
Forte.