terça-feira, 21 de outubro de 2008

A notícia

Entre trabalhos e mais trabalhos para a faculdade, hoje fiz o mais importante, até agora, para a minha vida profissional. Diferentemente dos trabalhos acadêmicos, como resenhas, resumos e apresentações no velho Power Point, deparei-me com a notícia.

O professor de Introdução ao Jornalismo incumbiu os alunos da seguinte tarefa: visitar uma conferência de comunicação (a IV Conferência de Mídia Cidadã) e escrever uma notícia com cerca de 30 linhas sobre o evento.

A princípio, achei bobinha a atividade, mas depois que tive que elencar as informações mais importantes, buscar maiores explicações e estruturar tudo em 30 linhas, senti o peso do jornalismo nas costas. Eis que o pior ainda estava por vir: escolher a manchete. Abaixo segue trecho de uma conversa sobre a dificuldade que senti (Torçam por mim!):

Dio. diz:
Lembre-se: o título faz a notícia.

Dio. diz:
Se o título não for bom, a notícia é péssima, pois não será lida.

gabriela diz:
caramba, como é difícil fazer isso, po.

gabriela diz:
depois que você começa a estudar, você vê que é mais sério do que você pensava.

Se um dia eu criar coragem, posto minha primeira notícia neste blog.

2 comentários:

Dio disse...

E se não postar eu mesmo posto! Ora bolas, uma notícia linda daquelas feita por uma jornalista de verdade!

Beijão,
Diogo.

Girabela disse...

Hã? Diogo, estamos falando da mesma coisa?

Beijão,
Gabriela.