quarta-feira, 14 de maio de 2008

"As mulheres querem tê-lo, os homens querem ser ele"

Francis Albert Sinatra nasceu em Hoboken, New Jersey, em 12 de dezembro de 1915. E, faleceu em Los Angeles, 14 de maio de 1998. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho no cinema e outra por seu trabalho na TV americana.

Frank Sinatra, filho de um bombeiro de origem italiana, foi um dos mais populares artistas e músicos do mundo. Hoje, 14 de maio, faz 10 anos da sua morte. Uma das suas esposas foi aquela que ficou conhecida como o "mais belo animal do mundo" - Ava Gardner. Atuou em filmes como: (1953) - A um passo da eternidade (From here to eternity) onde ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e também, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. E em (1960) trabalhou em - Onze homens e um segredo (Ocean's Eleven), dentre outros. Além das suas atuações, quem não se recorda no mínimo de uma das suas brilhantes interpretações como cantor?
Seja em, As Time Goes By, canção símbolo do filme Casablanca (1942):


Seja em, My Way, canção que se tornaria "marca registrada" da sua personalidade. Visto que "Blue Eyes" como era conhecido, tomava decisões que ninguém ousava questionar.


Outra canção também inesquecível é New York, New York. Música que recebe o nome do filme do premiadíssimo cineatra Martin Scorsese, e que continha no elenco nada mais, nada menos, que Liza Minnelli e Robert De Niro. E claro, a interpretação do brilhante Sinatra.


E por fim, vale lembrar, que nosso cantor homenageado, também conhecido como "The Voice", se encantou pela nossa Bossa Nova. E em 1967, juntamente, a outro gênio, Tom Jobim, canta o estilo "tupiniquim" admirado e ouvido mundo a fora. Irônia do destino, a Bossa Nova, é um estilo musical genuinamente brasileiro, que a população em geral desconhece. Nossa desigualdade é multi-facetada e se mostra de várias maneiras pela realidade social.


É óbvio que há outros grandes sucessos que levam a marca de Frank Sinatra - Strangers In The Night, I've Got You Under My Skin. No entanto, não estou procurando realizar uma biografia ou discografia, apenas uma homenagem para aquele que não pode, e nem deve, ser esquecido pelas futuras gerações. Tarefa difícil, porém, não impossível. Homenagem mais que válida, pois mesmo depois de 10 anos, ele ainda é um dos maiores intérpretes ouvidos da música pop clássica americana.
Obs.: o título do post foi proferido pela atriz estadunidense Shirley MacLaine.

5 comentários:

Girabela disse...

Continuo sem entender a função social do post. A homenagem ficou clara, mas não compreendi as entrelinhas.
Beijo.

Dio disse...

Há entrelinhas?

Não sei, mas me pareceu um despretensiosa homenagem. E válida, já que as intepretações de Sinatra são maravilhosas, em se tratando apenas de entreter/relaxar.

Abraços,
Diogo.

Santiago. disse...

N entendi seu post diogo. Há muitas entrelinhas. Eu n fiz nada mais do q escrever como um jornalista. Nada de reflexoes audaciosas, apenas uma homenagem cm qualqr outra. Apenas o fato.

Falando nisso, algm ai conhece John Pizzarelli?

abraço.

Santiago. disse...

aaahh, gabi..

cm assim função social?

Girabela disse...

Não, Rodrigo, e que ue tava querendo saber o por quê de você ter postado isso... você disse que lendo eu entenderia..