segunda-feira, 9 de julho de 2007

Francisco Filosófico

"A política foi capaz de domar a economia "um exemplo de tal afirmação foi o advento dos sindicatos, representando uma intervenção política para deter a concentração de renda, intrínseca ao modo de produção capitalista. Com o passar do tempo, "o capitalismo elimina a política", tornando-a refém da economia; logo, algo, na prática, irrelevante, fazendo com que o papel do nosso voto seja de idêntica irrelevância. "Nosso voto vale coisa nenhuma", à medida que "o presidente da república tem pouco poder sobre o presidente do Banco Central", pelo fato do poder econômico ser o monopólio das decisões dentro de uma sociedade capitalista. Assim, o presidente do Banco Central acaba detendo um poder o qual não lhe foi conferido por nós, mas o qual influencia nossas vidas. Assim, as mazelas sociais continuam, posto que “pelas forças do mercado isso não se corrige". Então, votamos "pra quê? pra nada”, como diria Ascenso Ferreira.


*Os trechos entre aspas foram proferidos pelo sociólogo Francisco de Oliveira no “Café Filosófico”, 08/07/07 e estão num contexto, feito por mim, na medida do possível, plausível com as idéias ditas por ele no mesmo programa.
*Créditos para o amigo, Rodrigo, que me convidou para a palestra do Francisco de Oliveira durante o Congresso Brasileiro de Sociologia e que me alertou para a participação do sociólogo no “Café Filósofico” de ontem.

4 comentários:

Rayana disse...

a "democracia" é uma grande cilada mesmo...

um cheiro gabi! continue com esse flog que tá massa!

rayo

Anônimo disse...

Pois bem Gabi, Chico Oliveira é alguém como nós que se insurge com a atual realidade. Esta dependência ao mercados. Esta 'humanização' dos mercados, em breve te passarei um texto do Frei Betto, onde ele demonstra nosso exagero em dar sentimentos ao mercado, por exemplo: -- O mercado hoje vai mal, está em crise e por aí vai. Mas o presidente Lula dá seus passos conforme a pressão, ontem mesmo por conta da abertura do PAN o presidente tomou uma sonora vaia e isso o impulsionará a dar passos de maneira diferente.
Pressão social é necessário.
Em 1989 quando da queda do muro, um históriador(FuKuyama) havia dito que a história havia acabado, era a vitória do capitalismo, ledo engano estamos aí para protestar, brigar, lutar e tudo mais. A HISTÓRIA NÃO ACABOU E A MAIOR PROVA É EXISTIR BLOGUEIRA SÉRIAS TAL QUAL VOCÊ GABI.

asadebaratatorta disse...

Fransisco Oliveira é o cara ^^

Grande sacada. Mesmo entre outros governos da história desse país lamentável o voto já foi mais significativo. Não que votassem bem, mas... =P

asadebaratatorta disse...

obrigado por 'xeretar' ^^