domingo, 29 de novembro de 2009

Sua drágea!

Hoje dormi fora de casa e - como na maioria das vezes que isso acontece - acordei com uma crise de rinite maior do que o normal. A questão é que, quando passo a madrugada exposta ao ventilador, acordo espirrando muito, ou como costumo dizer (ainda que sem qualquer lógica), espirrando feito um boi. Nessas horas, só há uma coisa a ser feita: tomar Claritin D. Não estou fazendo qualquer propaganda, mesmo porque desta vez o efeito está vindo a passos de tartaruga. Enfim, este post não foi escrito para contar as minhas lamúrias, então vamos ao que interessa. Conheço esse remédio há anos e, ao ler a palavra "drágeas" na caixa, sempre me perguntei "o que diabo é isso?" Hoje, finalmente, desvendei o mistério (!). Fui ao Google e escrevi a palavra no navegador de busca. Qual não foi a minha surpresa ao deparar-me com o seguinte link: Qual a diferença entre comprimidos, drágeas e pílulas? Assim, descobri que a drágea é, simplesmente, um comprimido revestido com açúcar, tal como Neosaldina e Benegripe. Pelo que li, a adição dessa camada serve, em geral, para evitar a desagregação do medicamento ou facilitar a sua ingestão.

Vivendo e aprendendo (e ensinando).

Um comentário:

Davi disse...

vou (tentar) me lembrar disso qdo for tomar esse remédio aí =)